Dirigindo com chuva:

Dirigindo com chuva

Quando chove, aumenta o número de acidentes nas vias urbanas e nas estradas. Dirigir sob chuva requer alguns cuidados especiais. O primeiro deles é reduzir a velocidade.

Fique atento aos pneus: quanto mais carecas, menos atrito existe entre a pista e o veículo. A água sempre diminui a aderência dos pneus com o asfalto. Além disso, a mistura da água com o óleo e a borracha impregnados nas pistas, e poeira, deixa a pista escorregadia, propensa a derrapagens.

Você precisa ter muita atenção ao volante. Não pise bruscamente no freio, porque pode desestabilizar o carro. Se a chuva for muito forte, dificultando a visibilidade, evite o acostamento. Pare o carro num local seguro e espere o tempo melhorar.

Em pistas alagadas ou grandes poças, você corre o risco de sofrer o efeito da aquaplanagem, que acontece quando os pneus perdem o contato com o solo.

Nesses casos, não pise no freio e nem faça movimentos bruscos de direção. Engrene uma marcha reduzida, controle a velocidade com os pés na embreagem e no acelerador, ao mesmo tempo, para evitar que a água faça o motor “morrer”. Com a diminuição natural da velocidade, os pneus voltam a tocar a pista e você retoma o controle total do carro.

Endereço Matriz: Av. Nações Unidas, 1130, Vila Rosa - Novo Hamburgo (RS) | E-mail: repseguros@repseguros.com.br
Telefones: (51)3582-2225 (51) 3594-1726 (51) 3594-1715 | REP Eng Corretora de Seguros Ltda
Aeronáutico Afinidade Automóvel Crédito e Garantia Gerenciamento de Riscos Pessoas Propriedades Responsabilidade Social Rural e Agrícola Transportes Responsabilidade Civil
Em breve ótimas notícias.